terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Neve


Quando neva no UK a vista é animadora. Tudo branco, pacífico, lindíssimo. É perfeito, para turistas. Para quem aqui vive é mais como uma sentença. Todos os anos, em Janeiro, já se sabe, vai nevar. Isto digo eu, que não vivo aqui assim há tanto tempo, é uma observação apenas. As pessoas que nasceram aqui e que aqui viveram toda a sua vida já deveriam saber isto e estar à espera mas surpreendentemente não. Não há um mínimo de preparação por parte da população e, por isso e mais uns quantos motivos, o UK torna-se um caos sob neve! Os autocarros deixam de correr assim que o primeiro flocozinho caí, os aeroportos fecham, os comboios param. As pessoas que vivem fora das cidades já não saem de casa por incapacidade de o fazer e mesmo as que vivem têm dificuldades em fazê-lo. Apesar das estradas principais serem limpas, as laterais nunca são então só tirar o carro da garagem torna-se uma aventura no gelo. Ir de bicicleta para onde quer que seja torna-se um desafio. Portanto com transportes públicos atrasadíssimos ou sem sequer andarem e com estradas que são verdadeiras armadilhas resta-nos andar para todo o lado.
Andar na neve e consequentemente no gelo são ciências complicadas. É preciso ter-se em conta o calçado e o estado do pavimento. Se a neve já derreteu e formou aquela pasta negra nojenta ou se entretanto virou gelo, se vai nevar mais ou se já acabou, se vai chover em vez. Tudo isto deve ser tomado em conta. Solas rasas e direitas sem muitas tretas é o melhor. Resulta comigo pelo menos!
Acho que o mais incómodo, mesmo assim, quando toca a neve é o estado dos aeroportos. Se estiverem para voar nos dias a seguir a nevar, como eu estou, preparem-se para a possibilidade de verem o vosso voo ou cancelado ou atrasado.
Sem sombra de dúvidas é algo de intensamente belo ver Cambridge coberto de neve mas saber o que daí resulta arruína um pouco a sua beleza. Neve para mim significa que me movo mais lentamente apesar de estar mais frio. Um passo em falso e, sem saber bem como, estou no chão coberta de neve. Quer dizer que durante semanas a fio será assim, que os números nos jantares todos os dias são diminuídos o que significa menos trabalho, que não posso contar com nenhum outro meio de transporte sem ser os meus pézinhos e que é certo que aterro uma ou duas vezes de rabo no chão. É a época do congelamento, das bolas de neve sem luvas e dos tremeliques. Nunca me apetece sair de casa nesta altura mas lá terá que ser. E então aventuro-me pelo meio do paraíso invernal. Desejem-me sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário